O que é Glaucoma e quais são os sintomas - Unique Oftalmologia
O que é Glaucoma e quais são os sintomas
17/ B / 2024

O glaucoma é uma condição ocular progressiva que afeta o nervo óptico, geralmente relacionada ao aumento da pressão intraocular.

O nervo óptico é vital para a transmissão de sinais visuais ao cérebro, e o dano causado pelo glaucoma pode levar a perda de visão permanente se não for tratado.

Existem diferentes tipos de glaucoma, sendo o glaucoma de ângulo aberto o mais comum.

Os sintomas do glaucoma podem passar despercebidos nas fases iniciais, tornando as visitas regulares ao oftalmologista essenciais.

Conforme a condição progride, alguns sinais podem incluir:

Visão periférica reduzida: Inicialmente, o glaucoma pode afetar a visão periférica, tornando difícil perceber objetos ao redor.

Visão em túnel: À medida que o glaucoma avança, a visão pode se estreitar, dando a sensação de enxergar através de um túnel.

Halos ao redor das luzes: Pode haver a percepção de halos coloridos ao redor das luzes, especialmente à noite.

Dor ocular e dor de cabeça intensa: Em casos agudos, o glaucoma pode causar dor intensa no olho e dor de cabeça.

Náuseas e vômitos: Sintomas graves podem incluir náuseas e vômitos.

Devido à natureza assintomática nas fases iniciais, exames oftalmológicos regulares, especialmente para pessoas com fatores de risco como idade avançada, histórico familiar ou pressão intraocular elevada, são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz do glaucoma.

Tags:

Unique Oftalmologia

A oftalmologia é muito importante para a saúde não só pessoal mas, também de toda a sociedade. Confira os posts em nosso blog para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo!